Ritual da Missa - 21. “Por Cristo, com Cristo”

A oração que conclui a prece eucarística chama-se doxologia (doxa = louvor; logia = palavra), isto é, "palavra de lou­vor”. No entanto, comumente chamamos essa oração de “por Cristo, com Cristo”.

O centro dessa oração não está nas palavras que a iniciam. Seu centro é: “a vós. Deus Pai todo-poderoso, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre”. Aqui estão as “palavras de louvor” que a caracterizam.

Como vimos, toda a prece eucarística é uma prece de louvor e de ação de graças. Aqui, temos a conclusão de todo esse louvor que a Igreja faz ao Pai. É ele o destinatário de toda a prece eucarística.

Nesse louvor ao Pai, podemos destacar três elementos: tudo é feito “por Cristo, com Cristo e em Cristo”. “Por Cristo” - lembremos as palavras do próprio Senhor: “Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6). “Com Cristo” - Cristo se associa à Igreja no louvor. Ele, como Filho e como cabeça da Igreja, associa- se ao seu corpo, que é a Igreja. “Em Cristo” - por meio do batismo, segundo a feliz expressão de são Paulo, “somos enxertados em Cristo” (Rm 11,17), par­ticipamos de sua morte e ressurreição (cf. Rm 6.4) e nos identificamos com a sua pessoa: "Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (F1 1,21).

Nada, porém, aconteceria se não fos­se na “unidade do Espírito Santo”: o mesmo Espírito que invocamos para a consagração das oferendas (epiclese de consagração) e para a comunhão do Cor­po de Cristo (epiclese de comunhão) ago­ra nos une no louvor ao Pai.

Belíssima oração que apenas quem preside canta (ou reza), pois é ele que representa Cristo cabeça em nossa as­sembléia. Nada, porém, teria sentido se o povo não participasse com seu “amém” solene, preferencialmente cantado com toda a solenidade. Este é o "amém” mais importante de toda a celebração.

Assim, em nossas celebrações, pode­remos saborear, cada vez mais, esta ora­ção conclusiva da prece eucarística: “Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a gló­ria, agora e para sempre. Amém”.

Pe. Carlos Gustavo Haas

O DOMINGO - Semanário Litúrgico-Catequético. São Paulo: PAULUS, ANO LXXXIII - REMESSA XII  - 27-9-2015 - Nº 45.

Comentários  

#5 RESPOSTA à TadeuAdministrador 25-09-2017 09:31
Citando Tadeu Luiz. De Aquin:
Paço proteção e peço a cura que tanto necessito, pra minha casa. Minha família, e a todos que aqui frequentam, preciso dessa paz pois sou. Pecador e qquero mi livra de tudo que me faz mal, e dos meus. Pecados mais são. Muitos e graves,. Como tradiçã.

Olá meu irmão Tadeu, estamos em oração por vós e por vossa família. Bem maior que nossas faltas é o amor de Deus.
Fraternal abraço.
Bismarque Maciel.
Citar
#4 A tua paz e o meu confortoTadeu Luiz. De Aquin 24-09-2017 01:07
Paço proteção e peço a cura que tanto necessito, pra minha casa. Minha família, e a todos que aqui frequentam, preciso dessa paz pois sou. Pecador e qquero mi livra de tudo que me faz mal, e dos meus. Pecados mais são. Muitos e graves,. Como tradiçã.
Citar
#3 Por Cristo e em CristoFlávio cardoso 20-01-2017 06:41
Nenhum documento da Igreja recomenda estender a mão no momento da doxologia Pir Cristo.... Mas, também não há nenhum que proíbe. Mas, entendo que trata-se um gesto de zelo, carinho, reconhecimento da divindade e adoração. Pois se diante de um Rei humano se faz reverência (inclinando-se) e estendendo a mão porque não diante de um Deus Rei do universo!
Citar
#2 RespostaAdministrador 26-10-2016 09:30
Olá Leandro, saudações!
Com o perdão pelo retorno tardio, digo que a instrução do missal romano nada expressa sobre o gesto de estender a mão durante a oração do "Por Cristo ...". Lembrando que a assembleia participa de tal doxologia respondendo, apenas, o 'amém'.
O gesto nos ajuda a rezar, portanto, se o gesto em questão o faz rezar melhor, não vejo como erro. Deve se evitar, sempre, exageros.
Fique em paz!
Citar
#1 Dúvida de procedimento gestual durante esse momento.Leandro Acosta 28-05-2016 07:57
Bom Dia Padre, Sua benção.
Gostaria de saber se enquanto o Celebrante realiza a oração:
“Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a gló­ria, agora e para sempre."
O gesto de estender as mão em direção do Corpo e Sangue esta correto? Paz e Bem
Citar
 logo bm pb